O empresário Rafael Aun Ming e o deputado federal por São Paulo – Fausto Pinato ( Republicanos). Nas mãos dos dois líderes: as famosas latinhas do Açaí Motion
Texto escrito pelo jornalista Walter Brito
As grandes transformações do mundo ocorrem geralmente após os momentos das grandes crises. O brasileiro sempre foi um povo criativo, tal qual o grego Onassis que enxergava por detrás do morro! Antes de falarmos sobre o crescimento extraordinário da pequena empresa Açaí Motion em Brasília DF, relembremos um fato importante que embasa esta matéria, ocorrido na Primeira Guerra mundial que teve fim em 1918.
O ex-vice governador Paco Britto ( atual Secretário de Relações Exteriores do GDF) e o Brigadeiro Átila Máia. Paco certamente vai abrir caminhos para empresas de Brasília no exterior
Uma das consequências dessa triste história em que morreram 10 milhões de soldados, outros 21 milhões ficaram feridos e 13 milhões de civis perderam a vida, certamente foi ascensão econômica dos Estados Unidos da América e a perda do glamour da Europa. Entre 1921 e 1929 o PIB real dos EUA cresceu 42%. Foi também nessa fase da história que o grego Aristóteles Onassis entrou em cena.
Os saudosos Aristóteles Onassis e Jacqueline Kennedy Onassis. Os dois viveram juntos desde o casamento em 1968 até a morte do bilionário em 1975
Percebendo que o tabaco turco poderia ter uma boa aceitação entre as mulheres pelo mundo, o grego imaginou que transformaria seu negócio em sucesso. Por isso ele potencializou sua empresa de exportação de tabaco, ocasião em que comprou e reformou duas sucatas de navios no Canadá, tornando-se a partir daí o homem mais rico do mundo em tempo record. Até hoje, Onassis foi a pessoa que permaneceu mais tempo nessa posição. Para coroar sua trajetória de muita prosperidade, eis que o alegre e fanfarrão Onassis casa-se com a viúva do ex-presidente dos EUA John F. Kennedy em 1968, a belíssima Jaqueline Kennedy Onassis. A recente Pandemia da Covid-19 que matou 700 mil brasileiras e brasileiros de todos os cantos, abalou o mundo e deixou nossa economia em frangalhos e ainda não acabou! Por outro lado e como alternativa para minimizar a crise, o açaí é uma fruto que rende bilhões mundo afora.
A guerreira a favor da Amazônia e do Brasil, a Ministra Marina Silva, no ano de 2007 mostrou para o japoneses que o Açaí é brasileiro
A pérola negra é novamente brasileira. O nosso fruto que sempre foi orgulho nacional, em um certo período e, a partir de 2003 foi registrado pela empresa japonesa K.K. Eyela Corporation, mas o Ministério do Meio Ambiente, com a força e o compromisso da gloriosa Ministra Marina Silva no ano de 2007, por meio de ação na justiça acabou com o sonho japonês, e agora é definitivamente propriedade de nossa Amazônia e do nosso Brasil!
O empresário Rafael e Walter Dias dos Santos, distribuidor do Açaí Motion em Angola
O frutinho saboroso agora também faz história em diversas partes do planeta Terra por meio da criatividade do empresário Rafael Aun Ming. O empresário criou a Açaí Motion, com muito critério, pesquisas estratégicas, trabalho intenso e árduo, “a primeira bebida para toda a família e no mundo inteiro” diz o empresário Rafael. Trata- se do uso da riqueza da Amazônia e o extrativismo indigenista. Segundo Rafael, o Açaí e o Guaraná são as duas preciosidades cujo extrato natural vem da Amazônia brasileira e podem ajudar o Brasil a sair da crise. “A nossa empresa foi fundada na alta pandemia, e sobreviveu e cresceu nos últimos dois anos de forma acelerada. Estamos ajudando a mudar a nossa a economia e isso é só o começo”, diz.
Vale ressaltar que o produto alimentício criado pelo empresário brasiliense e sua equipe é uma bebida energética cuja base é o açaí com equilíbrio nas vitaminas do complexo B, mas não é suco, não é refresco e não é néctar. É muito saborosa e pode ser consumida por criança, adulto, idoso, e até mulheres gestantes. Trata-se de uma bebida refrescante natural e pode ser servida como drink, quando misturada a vodka, gim, espumante, entre outros. Além disso, por não ter taurina nem cafeína, o Açaí Motion não tem nenhum efeito colateral e pode ser consumido por pessoas cardíacas ou que tenham algum problema hepático ou renal. Para as pessoas diagnosticadas com diabetes, a empresa tomou o cuidado de produzir a versão zero açúcar.
Na foto, este jornalista e bacharel em Direito Walter Brito, o descendente de Libanês Rafael Aun Ming e o Ex-vice Ministro da Pesca, Brigadeiro Átila Maia
A base técnica da empresa é desenvolvida em São Paulo, a produção funciona em Senador Canedo no Estado de Goiás, ao lado de Goiânia. A presidência com toda a administração funciona no Edifício Brasília Shopping na Asa Norte em Brasília/DF. E mais, uma das fábricas no Brasil conta com as Certificações: Iso 900, 1400, 22000 – Reconhecimento Mundial. Questionado pela reportagem sobre a distribuição do produto e os países onde estão sendo comercializados os produtos, Rafael respondeu de pronto: “Além de nosso produto já estar na boca do povo brasileiro, os supermercados, grandes varejistas, hotéis, bares, padarias, distribuidoras, restaurantes de pequenas, médias e grandes cidades já estão ajudando a fazer o nosso produto, um dos mais vendidos no país. No exterior, o sucesso é total, pois já estamos presentes em 17 países, incluindo: México, EUA, Emirados Árabes, República Dominicana, Angola, Argentina, entre outros.
Acreditamos que no final deste semestre estaremos em 50 países, e no início de 2024 certamente passaremos dos 100 países”. Disse! Rafael também informou que apesar de estar em contato com o vice-presidente da República Geraldo Alckimin e o presidente do BNDES, Aluísio Mercadante, a sua empresa ainda não teve nenhum incentivo do poder público. Argumentou ainda que está contando com o apoio efetivo do deputado federal Fausto Pinato – por São Paulo( Republicanos), presidente da frente parlamentar Brasil/China e BRICS. Ele conta também com a orientação do amigo e conselheiro, o Brigadeiro Átila Maia. Este obteve 136 mil votos para senador em Brasília no ano de 2018.
Lembrando ainda, que o parlamentar paulista, deputado Pinato – tem uma relação forte com a China, país onde o empresário espera expandir o seu negócio. Enfim, a administração do Açaí Motion funciona em Brasília com uma equipe enxuta, mas altamente profissional e usando de forma muito forte os recursos tecnológicos da modernidade. Uma pequena empresa que cresceu tanto nos últimos dois anos e gera centenas de empregos indiretos precisa ter uma atenção especial do Palácio do Planalto e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva! Já que a viagem do presidente Lula com 200 empresários para a China foi adiada, pode ser que agora a Açaí Motion tenha a oportunidade de ser incluída na nova comitiva. Que a Açaí Motion siga os passos do saudoso empresário grego Aristóteles Onassis!